segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ARTISTA DA OP ARTE.


Victor de Vasarely.

Vasarely, foi um dos fundadores da arte cinética e um dos principais representantes da Op Arte. Dedicou-se ao estudo de luz, do espaço e dos materiais. E a partir de 1944 dedicou-se a esculturas, desenvolvendo abstrações geometrica-construtivas.
As obras de Vasarely representam uma sintese entre arte concreta e o cronstrutivismo, onde pode-se controlar a obra de um ponto de vista racionale estético.
Em 1976 concebeu um museu para exibição das suas obras em Aix-en-provence e, em 1981, foi então inaugurado o Museu de Vasarely no Castelo de Gordes. ( Vaucluse)




Alexandre Calder

Filho de escultora e pintor, nascido nos Estados Unidos da América, Alexander Calder quando criança fazia seus próprios brinquedos. Formou-se em engenharia e antes de se dedicar à escultura foi pintor e ulustrador.
Alexander Stirling Calder nasceu em Lawnton, Pensilvânia, em 22 de julho de 1898. Formou-se em engenharia mecânica em 1919, estudou desenho numa escola pública noturna e cursou a Liga de Estudantes de Arte em Nova York. Em 1926 fixou-se em Paris, onde estudou escultura e começou a criar pequenas figuras animadas de acrobatas e bailarinas, em arame ou madeira, que se moviam na pista de um circo em miniatura. O que era passatempo, transformou-se anos mais tarde num novo meio expressivo. a arte cinética, onde o principal era o movimento.














Nenhum comentário:

Postar um comentário